Home

É assim que o ator Richard Sammel definiu o trabalho de ator.

Ele faz parte do elenco de A Montanha, assim como o italiano Sergio Rubini e o português Ivo Canelas. Do Brasil vieram Julio de Andrade, Francisco Gaspar, Daniel de Oliveira e Thogun.

Todos são atores experientes e possuem um modo próprio de trabalhar.

É uma trupe internacional, heterogênea mas que é unanime ao falar da importância da preparação que estamos fazendo para o filme.

Aproveitando o fato de estarmos hospedados ao pé dos Alpes e podendo trabalhar fora fazemos caminhadas de três ou quatro quilometros montanha acima e lá no calor do exercício ensaiamos. Fica evidente como o corpo se transforma e aos poucos se integra a paisagem. Ofegantes ou com calor os atores produzem de modo diferente, a respiração muda, o olhar muda, os gestos são mais econômicos mas ao mesmo tempo mais livres.

Tudo isso eu poderia conseguir numa sala fechada mas é um privilégio poder trabalhar ao ar livre.

Os atores europeus me agradecem muito por que fazendo isso podem se reciclar e se aprofundar no seu trabalho. Os atores brasileiros perdem seus ares urbanos e contemporâneos.

O importante dentro deste processo é não cometer excessos. Um dos temas do filme é sobrevivência mas não precisamos nos exaurir. É difícil sair do seu cotidiano para entrar no campo da ficção, da realização e da entrega. Mas isso é um defeito de nossa sociedade que se tornou prisioneiro do imediatismo. Que nos torna ainda mais ansiosos, carentes e controladores.

O que torna fascinante o nosso trabalho é o fato de termos que esculpir em nuvens que se movem e se transformam para além de nossa vontade. Fazendo com que nos rendamos ao movimento participando dele ao invés de querer controlar.

Muitas vezes caminho por aqui e percebo que mesmo que conseguisse, não seria capaz de registrar a paisagem que me circunda, que me toca e me transforma. Qualquer registro seria uma parte e só um acaso faria com que ela refletisse o que percebo nessa hora…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s