Home

AGENDA DE CURSOS

 

Em 2015 a Oficina Ator Imaginário será realizado em São Paulo entre os dias 9 e 20 de março.

São dez aulas de segunda a sexta das 19:30 as 22:30.

São doze vagas!

Inscrições pelo email oficinaatorimaginario@gmail.com

oficina_marco2015

Assista a entrevista que dei no programa do Jô Soares:

http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/o-ator-e-preparador-de-elenco-christian-duurvoort-fala-sobre-o-seu-trabalho/1610787/

 

 

 

O Ator Imaginário


Curso de Direção de Atores

e Interpretação para Cinema com Christian Duurvoort

O exercício da imaginação é fundamental para o artista seja lá qual for o suporte que utiliza para sua arte.
Atuar e dirigir são formas coletivas de imaginar e aí que reside toda dificuldade já que a imaginação é algo que se dá em cada indivíduo de modo diferente.
O diretor cria o contexto enquanto o ator é um criador de imagens, seu corpo uma paisagem, suas ações o tempo. O Encontro é um exercício de imaginação, de doação.
O objetivo do curso é abordar a técnica de interpretação e de direção de atores no cinema ensinando o aluno a economizar tempo, desenvolver uma estratégia, diminuir o desgaste e manter o fluxo criativo.
O Ator Imaginario é um Método próprio que prioriza a Ação. Foi desenvolvido por Christian Duurvoort ao longo de mais de 25 anos de atividade como ator, diretor e pesquisador.


Preparou atores para os longas metragens:

Ensaio sobre a Cegueira, O Banheiro do Papa, Capitães de Areia, Cidade dos Homens, Jogo Subterrâneo, Noel Rosa, Plastic City, 400 contra Um, La Redota
Preparou o elenco dos seriados de televisão Cidade dos Homens e Filhos do Carnaval.
Foi professor convidado da Escuela Internacional de Cine Y Television de Cuba.
Estudou em Paris com Jacques Lecoq e Monika Pagneux.

 

O Programa do Curso

 

O Ator no Cinema e no Teatro

Vivência de Exercícios Físicos e de Conscientização Corporal

Laboratório de Roteiro, Personagem, Linguagem

Prática de Câmera

Pedagogia e Método no trabalho do Ator

 

 

O curso é prático com apresentação de material teórico desenvolvido pelo Christian Duurvoort. (Para conhecer mais clique em  https://atorimaginario.wordpress.com )

 

O curso é voltado para atores, diretores, estudantes de teatro e cinema, roteiristas e pessoas ligadas a área de comunicação.

 

Módulo 2

Finalmente saiu o esperado Ator Imaginário Módulo 2. Ele pode ser feito sem ter feito o Módulo 1. O bom é fazer os dois por que são complementares. O Módulo 1 o foco é trabalhar Estrutura e Espontaneidade, que é base do Método. No módulo 2 são trabalhados as relações Roteiro, Ator e Diretor. O tema é Pensar, Agir, Sentir.

O cinema é pensamento transformado em ação e imagem. O ator por mais livre

que deseja estar está a serviço de uma idéia. O diretor é um fomentador e aquele que faz escolhas. Cinema é planejamento, é ponto de vista, é um processo contínuo de criação que envolve muitos criadores.

Ao se pensar o que  me motiva fazer esse filme, fazer essas ações pedidas, se busca a origem da nossa criação. Entretanto se o nosso instrumento não está a altu

ra de executar o Pensamento fazemos muito esforço.

Continuamos com aquilo que começamos no Módulo 1 que é se deixar e se ver. Saber seus limites, seu perfil, o que lhe aproxima e o que lhe afasta.

Enfim tudo está a serviço do Auto Conhecimento.

20 pensamentos em “Oficinas e Cursos

  1. Oi, Cris.

    Foi muito legal te encontrar. Por esses dias pensei em você e iria procurar um contato.

    Seguinte. Gostaria de fazer o curso. Poderei na parte da manhã. Por favor, mande-em mais informações.

    Abraço,

    Edu Frin.

  2. Sou Renata Salvi, atriz. Se você tiver algum curso previsto aqui em São Paulo favor avisar pois me interesso… obrigada

  3. Chefe!… Obrigada pelo curso, valeu a espera… e pelas dicas aqui no seu blog, vou ter que aprender a ter o hábito de ler blogs, rsrsrs… deixo aqui o site de um filme que pretendo ver, conheci à Produtora de Objetos durante a oficina de direção de arte que fiz na AIC, ela muito gentilmente nos passou muito da sua experiência, e em retorno só posso cumprir a tarefa de propagar o filme no qual ela trabalhou, né? nada mais justo. Achei lindo só mo making off que ela nos mostrou (aliás eu tenho uma certa queda por making off de filmes em geral, então sou suspeitíssima), mas acho que vai ser bom mesmo… se puder dê uma conferida… o link de videos tem umas histórias bem legais. Saúde e sucesso. Abraço.
    http://wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias/site/?

  4. Salve, Christian. Já fizemos alguns testes juntos, mas em poucos deles consegui u a flu~enica bacana. Ainda tenho muitas questões sobre os métodos que estão sndo desenvolvidos para a preparação do ator que, em última instância, me leva ao questionamento da linguagem de interpretação para o cinema. Acho que essas questões não serão respondidas por meio de palavras, mas por meio de um curso que eu possa fazer com você. Moro no Rio e gostaria que me incluísse em seu mailing, caso tenha, de modo que eu possa saber quando estará no Rio ou quando ministrará cursos em São Paulo. Em algumas oportunidades, eu posso me deslocar para lá para fazer o curso. Forte abraço.

  5. Olá, recebi indicação do curso pela minha prof Elizete Gomes e gostaria de mais informações: Valores, forma de pagamento.. tem algum número que eu possa entrar em contato?
    Obrigada
    Larissa Torello

  6. OLÁ GOSTÁRIA DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO QUE SERÁ MINISTRADO NO TEATRO DA FAAP, TEL. 11 78631130 UM ABRAÇO PYERRE

    • Olá Sérgio, o próximo curso na FAAP é em julho de 19 à 30/7. Em breve vou informar sobre as inscrições. Obrigado e volte sempre.
      Abraço
      Christian

  7. Cristian,

    esse material seu é precioso … muito bom conhecer seu trabalho e digo que está rendendo muito por aqui…em tempo o fiz no Senac em janeiro deste ano abs

    Maurici

    • Olá Priscila, no momento eu sou tenho o desejo de dar essa oficina em Riberão Preto. Mas ainda nada foi agendado.

  8. Olá !!! Sou atriz de teatro , com pouca atuaçao, recentemente acabei o curso de teatro no SENAC, mas pelo visto, os cursos em si.. são uma bela empataçao… ou seja, nao desenvolve plenamente o ator, tem as suas amarras, entende??, pois bem, adoro cinema e nunca fiz nada nessa direçao, e gostaria de mais informações a respeito do seu curso, e se após o curso, há alguma linha contínua, ou acabou , acabou….. Abraço… Elizabeth (facebook- betykay@gmail.com,, ou Elizabeth Clini

  9. Olá Christian, tudo bem? Trabalho na Escola São Paulo e gostaria de conversar com você sobre aulas de direção de atores para nossos alunos. Pode entrar em contato comigo? Abs

  10. Alguma previsão de curso para Março? Estou escrevendo um projeto FUNARTE para março e gostaria de saber se voces tem alguma coisa em planejamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s