Método Ator Imaginário

É um método desenvolvido por Christian Duurvoort ao longo de mais de 37 anos de atividade como ator, diretor, preparador e pesquisador. O método tem sido utilizado nas principais produções de cinema e televisão no Brasil.

A finalidade do método é dar condições para que se possa desfrutar mais da viagem que é o processo de criação. Ou seja um convite para experimentar. Ele não é uma receita tampouco um roteiro. É uma atiçador da sua curiosidade.

O Corpo do Ator é uma Paisagem suas ações o Tempo.

O exercício da imaginação é fundamental para o artista seja lá qual for o suporte que utiliza para sua arte. Atuar e dirigir são formas coletivas de imaginar e aí que reside toda dificuldade já que a imaginação é algo que se dá em cada indivíduo de modo diferente.
O diretor cria o contexto enquanto o ator é um criador de imagens, seu corpo uma paisagem, suas ações o tempo. O Encontro é um exercício de imaginação, de doação.
O objetivo da oficina é abordar a técnica de direção de atores no cinema ensinando o aluno a economizar tempo, desenvolver uma estratégia, diminuir o desgaste e manter o fluxo criativo.

A função do Ator é estar no lugar e tempo determinado realizando ações que foram pré estabelecidos pelo roteiro, pela direção, pela fotografia, por si mesmo. A sua função é criar ações que possam contribuir para a história como um todo ou em uma parte. Cabe ao ator cuidar do seu corpo, estabelecer uma relação com todos os elementos da dramaturgia e encontrar um meio de trazer o espectador para dentro da história.

O Ator é aquele sujeito que sai da Zona de conforto e vai para a Zona do Conflito

A função do Diretor envolve muitas questões de diversas naturezas técnicas. O diretor é o guardião da história cabe a ele decidir o que se vai ver na tela. Na relação com o ator e com a dramaturgia, a técnica que se desenvolve é ver, ouvir, ler e propor para junto com os atores criarem ações que possam preencher as imagens e contar a história.

A técnica é uma prática que visa a obtenção de mais prazer naquilo que se faz. Ao contrário do que se pensa é algo que se desenvolve à partir de uma habilidade adquirida ou inata. A técnica do ator é muito simples e sofisticado. É a capacidade de perceber e processas estímulos. Ter domínio sobre suas ações e ao mesmo tempo estar pronto e disposto para receber a consequência dessas ações. O prazer é uma consequência. O objetivo é ampliar a presença em cena.

O Ator Imaginario é um Método que prioriza a Ação.

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Daniela De Carli disse:

    Ola Christian!
    Recbi indicacao de seu trabalho do Rodolfo Silot(SBT)… estou interessada e gostaria de saber de cursos pos-carnaval… estou lhe enviando uma materia que fiz p o Glamurama no ano passado, OK??
    Grande abraco e ate breve!
    att
    Daniela De Carli

  2. Arnaldo De La Rosa F. disse:

    Saludos Christian. Un verdadero placer haber compartido con el grupo de personas y porsupuesto contigo esa semana de aplicación y enfoque de tu método en nuestras áreas profesionales. Estoy seguro que coincidiremos en un futuro cercano en un set de filmación.
    Un abrazo sincero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s