Home

Muita gente me escreve pedindo dicas ou conselhos para entrar no mercado. Mas eu realmente não sei o que responder. Eu não sou produtor de elenco e só sou consultado em casos muito especiais.

A recomendação é estudar ou melhor manter seu treinamento em dia e estar aberto para oportunidades.

Conseguir trabalho não é fácil.

A vida do ator é talento e vocação por que é preciso ter muita convicção do caminho escolhido mesmo sem saber onde vai dar.

Escolher elenco é um momento delicado… muito delicado. A decisão mais difícil e determinante numa Produção.

A minha função é preparar o elenco. Às vezes sou convidado a realizar testes para escolher o elenco por que o diretor que saber qual é o potencial do ator, o quanto ele pode somar a dramaturgia. Entretanto a escolha é do diretor e essa uma decisão baseada em vários critérios pessoais e subjetivos.

Se me perguntam o que eu penso eu analiso a proposta com frieza e dentro do contexto do que se quer com o filme.

Se o ator em questão é experiente escolha parece ser mais fácil por que existem referências de seu trabalho em outros filmes. Isso diminui a subjetividade da escolha. O diretor também precisa defender sua opção até o fim. Ou seja a sua decisão precisa reforçar sua convicção de que o projeto vai ser bom.

Existem vários casos em que os Produtores trazem uma lista de atores e querem que o elenco tenha nomes conhecidos. Esses nomes podem agregar valor e qualidade ao filme. Podem interessar mais financiadores. Podem atrair mais espectadores. Enfim fazer cinema é caro. É como um celular pré-pago. É preciso ter muito crédito para poder experimentar ou ousar.

Agora quando o ator é novato a escolha pode gerar ansiedade. O que é algo desnecessário e que procuro minimizar tomando tempo para conhecer, preparar e desenvolver um trabalho técnico. Existem critérios para fazer essa escolha. Poucas vezes eles levam em consideração que ele estão dando uma oportunidade para alguém. Ou seja alguém sem nenhuma referência dificilmente consegue uma oportunidade. A não ser que seja um projeto que envolva pessoas muito especiais.

Como foi no caso do Capitães da Areia, O Banheiro do Papa, Xingu, entre outros.

Mas a tendência é combinar um elenco com atores experientes e atores menos experientes. Elenco é composição. Esse pode ser um caminho para começar.

Existem também muitos cursos de audio visual e muitos diretores que estão produzindo curta-metragens.

O mercado existe mas ele não é tão grande quanto se deseja.

Sei de atores famosos americanos que só deram certo à partir dos 35 anos.

2 pensamentos em “Dicas

  1. Olá Christian,

    Estava procurando um endereço para contato, mas não consegui.
    Gostaria de ter informações sobre as próximas datas do curso.
    Att,

    ALice

    • Olá Alice, só dispomos deste endereço virtual. O próximo curso ainda não foi definido. Mas assim que tiver essa informação tratarei de postar aqui no blog. Abraço Christian

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s