Home

Toda criação é uma viagem ao Desconhecido!

De novo na estrada. Estive em Recife dando aula na Fundaj.

Um grupo constituído por estudantes de cinema, diretores e um ator.

É um prazer dar aula. Ao lado da parte prática do curso discutimos muito a questão da dramaturgia. Todos assinalaram que na sua formação pouco espaço foi dado a dramaturgia. Como se a questão maior seria o conhecimento técnico e a criatividade. Muitos se ressentiam de uma debate sobre o que querem dizer pois mesmo que seja o ator que diga, ele é um porta voz das propostas dramatúrgicas do diretor, do roteirista, da produção. Essas propostas tem uma relação com a estética, com o modo de produzir, com todas as escolhas, com as imagens que serão utilizadas, mas ela estão todas sujeitas ao que se quer dizer.

A ficção não é um esconderijo e as personagens são marionetes. A realidade contida dentro da ficção é a realidade interior de um autor que tem suas motivações para trazer-las à tona. O interessante que o cinema permite que existam várias visões sobreposta, complementares e até conflituosas sobre o mesmo material. Cada um tem o que dizer mas precisa se voltar para isso para poder comunicar. A origem não pode estar ausente. Às vezes ela não se revela com facilidade, é preciso um trabalho maior na linguagem para trazer a clareza que se quer para alcançar a transmissão daquilo que nos motiva a comunicar.

Essa semana parto para Rio Branco dar mais um curso. O Acre é um lugar que só existe na minha imaginação… estou curioso para conhecer o que se produz por lá.

De lá vou para Fortaleza.

E depois para o Rio de Janeiro.

Dia 21, 22, 23/10 de 2011

9 pensamentos em “Cursos

  1. Participei do Curso realizado em Rio Branco- Acre e me foi muito proveitoso. Sinceramente uma aula de vida e auto conhecimento. Como é bom poder ter outros caminhos para percorrer!
    Agora sobre seu comentário, querido mestre…
    O que pode dizer sobre este Acre que estava apenas em seu imaginário hein?
    Sentimo-nos honrados e tê-lo aqui. Seja sempre muito bem vindo, à esta terra de gente guerreira!
    Beijos,
    Bell

  2. Christian! Soube que esteve em Recife – recebi o beijo que me mandaste por Flaira e Camila, que te entrevistaram. Fiquei feliz que ainda lembres de mim e triste por ter perdido a oportunidade de te rever. Há 10 anos atras seu curso fez grande diferença em minha vida como artista. abraços, Valéria Vicente

    • Foi muito corrido a viagem. Pensei em vc mas não tinha mais seus contatos. Nem o e-mail. Espero poder voltar e quem sabe nos encontraremos. Bj

  3. Um mestre, muito boa a troca e a vivencia que tivemos aqui em Fortaleza,sem dúvidas um Maravilhoso processo de buscas e descobertas!!Foi um contato breve e valioso ao mesmo tempo,Abraço, Gustavo Lopes!!

  4. Olá Christian! Tenho bastante interesse em participar do seu curso. Tem planos de repetí-lo em São Paulo ainda este ano? Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s