Home

Algumas vezes sou apresentado como alguém que está dando uma força. Esquentando o elenco.

Sei que não é culpa do interlocutor mas acredito que muitas vezes a pessoa fica na dúvida prá que serve o preparador de elenco. Principalmente no caso de trabalhar com atores experimentados.

Pessoalmente eu não sei se o termo é correto para aquilo que faço.

Esquentar é muito superficial. Ajudar não é o que faço.

É difícil admitir que alguém esteja trabalhando com os atores além do diretor.

Porém é importante começar a materializar as idéias. Preparar o elenco é preparar o filme, é pré visualizar a dramaturgia. É o que diretor gostaria de fazer mas que por série de razões não consegue ou não sabe fazer. E talvez não seja ele a pessoa certa para tocar o processo para poder se inspirar com que vê e ouve.

A dramaturgia é o conjunto de propostas dramáticas contidas no roteiro que vai além dos díalogos ou das cenas. Genericamente chamado de Conteúdo. Mas que decompomos em temas, relações, motivações artísticas, personagens, trajetória…enfim um tesouro!

Acredito que no Brasil (até que alguém me diga o contrário) a função do preparador de elenco é exercida de maneira única e particular. Buscamos uma qualidade de atuação que sirva para aquele roteiro e para as propostas da direção. Desenvolvemos estratégias, prevemos e dissolvemos problemas. De maneira provisória apresentamos visualmente o roteiro e alternativas para o mesmo. Fazemos um processo criativo.

O Preparador de elenco serve para ganhar tempo. Para facilitar ( no sentido de dinâmica, movimento) o trabalho da direção e dos atores.

Não para criar um clima ou fazer os atores suarem.

O cinema brasileiro está se construindo. Pode ser que essa função com o tempo seja suprimido e também pode ser que a função seja reconhecido pelos benefícios que traz a criação e a produção tornando-se necessário e não uma exceção.

Pelo que tenho visto o caminho que está se tomando é de se pensar o preparador de elenco como mais um colaborador do diretor assim como faz o diretor de fotografia, diretor de arte…

3 pensamentos em “Prá que serve?

  1. Parabéns, Christian, pela nova casa. Gosto de sites assim, simples, claros, sem firulas.
    E concordo com vc. Algumas pessoas dizem: “pra que preparador de ator? O diretor devia fazer tudo”. Mas acontece que o cinema (e o teatro) já não se fazem como há 40 anos. O diretor já não pode cuidar de tudo. O preparador vai criar um temenos (o vaso hermético da alquimia, protegido, onde podem ocorrer os processos de transformação). Um espaço de liberdade, de experimentação, de intensidade e profundidade. Vai dar coerência à interpretação. Quem não compreende esta função pouco sabe do trabalho de ator.

  2. olá christian !
    acho que vc não lembra de mim, eu participei da oficina de cinema do filme ”capitães da areia”.
    pois é fiz uma participação no filme…aqueles dois meses que passamos aprendendo com vc vai ser inesquecivel para mim pois aprende muito e tudo que aprende com vc passo p/ os grupos de teatro que participo, toda vez que entro em cena respiro como vc nos ensinou…
    Bom a muito tempo estou lendo o seu site e com ele aprendo muito…todas as veses que estou com ”atrito” com a arte penso na sua frase ”Ator e aquele sujeito que sai de sua zona de comforto e vai voluntariamente para uma zona de comflitos”… entei para uma zona de comflitos agora tenho q superar!
    Quero viver do teatro,tv e cinema ou melhor quero vivar da arte pois e disso q gosto e amo.
    abroço
    vinicius oliveira

    • Claro que me lembro de vc. Muito talentoso…que bom que vc está aplicando e passando adiante o que ensinei. O meu desejo é que vcs possam multiplicar a experiência compartilhando com outras pessoas. Continue fazendo arte e se libertando dos freios do conforto e da baixa auto estima. Muita alegria. Axé!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s